O projeto patógenos em jogo é um projeto de Extensão universitária

 

Estamos cadastrados na Câmara de Extensão Universitária da Escola Paulista de Medicina desde fevereiro/2016 (registro SIEX 11696) pela Pro-reitoria de Extensão da UNIFESP .

 

O nome formal e o resumo do projeto está descrito abaixo...

 
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS SOBRE DOENÇAS CAUSADAS POR PATÓGENOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

 

RESUMO DO PROJETO:

          O ensino dos conceitos de saúde na educação básica brasileira é obrigatório e necessário para o desenvolvimento de uma população informada e saudável. Geralmente o ensino dos temas associados à saúde ocorre nas aulas de ciências e biologia do Ensino Fundamental e Médio. Uma das formas mais eficientes, descontraídas e divertidas para o ensino de ciências/biologia é o uso de jogos educativos que, além de transmitir o conhecimento de forma lúdica, é um ótimo exercício para a fixação de conceitos recém-adquiridos.

           Este projeto de extensão universitária tem por objetivo principal criar jogos educativos para o ensino e divulgação de doenças causadas por patógenos de importância na saúde pública, e avaliar os jogos educativos criados como ferramenta didática para uma efetiva educação em saúde.

Pretendemos envolver na execução deste projeto os alunos de graduação dos cursos das áreas da saúde e de educação da Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP) e de outras instituições de ensino superior, formando uma equipe interprofissional e interinstitucional. A cada ano do projeto uma equipe de alunos será selecionada e desenvolverá, em conjunto com os docentes da EPM-UNIFESP, um tipo de jogo educativo, abrangendo temas e público-alvo distintos. Após a criação de cada jogo, pretende-se testar o jogo em seu público-alvo para medir qual o impacto desta ferramenta no aprendizado dos conceitos que foram transmitidos em sala de aula. O teste será realizado antes e após a utilização do jogo.

           Esperamos com este projeto desenvolver uma série de produtos de extensão universitária para que possam ser utilizados como ferramentas didáticas para promoção de saúde pública e divulgação científica. Adicionalmente esperamos que esta experiência desperte nos alunos de graduação o senso de responsabilidade social na promoção da saúde e uma experiência pessoal no processo de criação e divulgação dos conhecimentos científicos aprendidos na universidade.

 

 

Afinal, o que é Extensão Universitária??

A vocação da Universidade é composta por três aspectos indissociavés: ENSINO, PESQUISA e EXTENSÂO.

Assim, conceitualmente entende-se que:

 "Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade" (FORPROEX, Plano Nacional de Extensão, 1999).

 

Qual a contribuição deste grupo nas ações de extensão universitária?

As ações de extensão universitária podem em classificadas em PROGRAMA, PROJETO, CURSO (ação bem frequente nas universidades), EVENTO (também bastante comum) E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (realização de atendimentos em clínicas das universidades, escritórios, etc.). Definimos que nossa primeira investida em extensão universitária seria na forma de um PROJETO DE EXTENSÃO, e pretendemos desenvolver produtos de extensão universitária para promover a educação em saúde

 

  • Facebook - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now