Ascaris lumbricoides

O que é ascaridíase?

A ascaridíase é uma doença causada pelo nematelminto Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido como lombriga. O homem é o único hospedeiro para este verme, o qual parasita seu intestino delgado. As formas adultas do A. lumbricoides machos e fêmeas são longas, podendo atingir de 20 a 40 cm de comprimento.

Os ovos têm aproximadamente 60µm, são ovais de casca rugosa que confere resistência e aderência à poeira e insetos, facilitando sua transmissão.

Tem prevalência em países tropicais, com clima quente e úmido. Em regiões endêmicas, a alta densidade populacional e a precariedade do saneamento básico são fatores que propiciam a propagação da doença no local.

Ciclo biológico

Como ocorre a transmissão?

A infecção  por A. lumbricoides ocorre por meio da ingestão de alimentos e/ou água contaminados com ovos do verme, seu único reservatório é o homem.

Qual é a forma de prevenção?

A prevenção para essa doença se dá por meio de medidas de saneamento básico, lavar bem as mãos antes de se alimentar. Lavar bem os alimentos antes de consumi-los crus. Proteger água e alimentos contra poeira e insetos. Em região endêmica é fundamental fazer o tratamento dos portadores da doença para bloquear a transmissão.

O que acontece com o hospedeiro?

Na maior parte dos casos, a infecção não tem sintomas. Entretanto, caso haja sintomas, os indivíduos podem apresentar: dor de barriga (cólica abdominal), náuseas, falta de apetite e emagrecimento. Em casos extremos, quando há carga parasitária alta pode gerar obstrução intestinal.

Como é feito o seu diagnóstico?

Para realizar o diagnóstico da ascaridíase é necessário ser feito a coleta das fezes e avaliar a presença ou não dos ovos de A. lumbricoides.

Qual o tratamento?

O tratamento é feito com o uso de anti-helmínticos,  por via oral.

Conheça nossos materiais

Os links a seguir contêm:

  • Atividade educativa sobre o patógeno:

  • Infográfico do patógeno para divulgação em mídias sociais:

Referências Bibliográficas

NEVES, David Pereira. Parasitologia Humana. 11ª edição, Editora Atheneu.

REY, Luis. Bases da Parasitologia Médica. 3ª edição, 2011.

MARINHO, Kharen Lawinny da Silva. Ascaridíase: percepção de alunos do ensino médio de uma escola estadual de Tefé-Am. 2019.

COTIA, André Luis Franco et al. SÍNDROME DE LӦEFFLER E PSEUDO-OBSTRUÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA À ASCARIDÍASE. In: ANAIS DO CONGRESSO. 2015.

DIAS, Ingrid Caroline Silva; DE SOUZA PEREIRA, Lorena; COSTA, Daniela Camargos. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DA ASCARIDÍASE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAMINAS-BH III ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FAMINAS-BH ENIC FAMINAS-BH 2014, p. 12.

  • Facebook - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now